Neste artigo vamos abordar o tema dos nichos de marcado para ganhar dinheiro online e porque você deve escolher um nicho para começar a trabalhar na internet e conseguir ganhar dinheiro facilmente.

Muitas pessoas têm a tentação de tentar construir um site ou blog mais abrangente, um portal com vários temas gerais relacionados, mas acredite quando lhe digo que esta não é a melhor maneira de ganhar dinheiro online, a menos que tenha uma grande equipa de colaboradores para se focarem em cada um dos aspetos.

Escolher um nicho, ou um sub-nicho, é a única maneira de ganhar dinheiro online para quem está a começar e, neste artigo vamos explicar-lhe a importância dos nichos para ganhar dinheiro mais rapidamente, porque este deve ser o seu primeiro passo.

Porque devo escolher um nicho para ganhar dinheiro?

escolher um nicho para ganhar dinheiro
escolher um nicho para ganhar dinheiro

Se você já trabalha ou trabalhou na internet com o objetivo de ganhar dinheiro online porventura já está familiarizado com o que é um nicho de mercado, ou pelo menos já ouviu falar no assunto e quer aprofundar melhor, ou saber quais são os nichos mais rentáveis para ganhar dinheiro online?

Se pesquisou por este tema é porque provavelmente ainda não conseguir obter os resultados que estava à espera, ou nem sequer conseguiu ganhar dinheiro que compense o trabalho que tem.

Se tenciona começar agora este é o assunto mais importante que pode estudar, aquele que vai decidir o seu sucesso ou fracasso.

É muito decepcionante criarmos um blog, despendermos muito tempo, do pouco que às vezes temos, a criar conteúdo num blog, nas redes sociais e etc. e depois constatarmos que o Google nem sequer parece ter em conta todo esse nosso esforço, não enviando nenhum trafego para o nosso blog, ou enviando apenas trafego que não é o mais indicado e que não procura comprar nada, ou seja, não converte em vendas.

Isto deve-se a que ele muitas das vezes nem sabe bem qual é o foco do nosso conteúdo, devido à sua grande diversidade e, portanto, não o acha relevante. Enviando todo o trafego para os grandes portais genéricos, com grandes equipas, e altamente credíveis no mercado.

O mesmo se passa com o trafego gratuito ou pago que vem das redes sociais. Eles simplesmente não convertem. Você esforça-se a trabalhar, tenta tudo para conseguir algumas vendas que paguem o seu trabalho, mas não consegue nada… e desiste!

Isto deve-se a uma de duas coisas: você não trabalha num nicho de mercado e, portanto, o seu conteúdo é demasiado disperso para cativar os leitores, ou trabalha num nicho, mas o seu conteúdo não é de qualidade suficiente para fazer frente aos seus concorrentes diretos.

Provavelmente é a primeira opção. Não acha que se você se focar a trabalhar num nicho, ou apenas numa parcela dele (chamada de sub-nicho) você consegue se especializar melhor no que está a fazer?

Vai conseguir oferecer conteúdo de melhor qualidade, ganhando a confiança dos seus leitores e conseguindo que o Google lhe dê alguma credibilidade por esse trabalho, do que se dispersar o seu tempo e trabalho por diversos temas, mesmo que relacionados?

É por isso que você precisa se focar em um nicho, ou sub-nicho, e focar todos os seus esforços nele até conseguir ganhar dinheiro, podendo depois alargar o seu foco para outro nicho relacionado.

Mas há várias maneiras de trabalhar com um nicho para ganhar dinheiro na internet, e nós vamos ensinar-lhe como o fazer, assim como lhe vamos ensinar quais os melhores nichos no mercado para ganhar dinheiro.

O que é um nicho de mercado?

O que é um nicho de mercado?
O que é um nicho de mercado?

Um nicho de mercado é um determinado assunto/ tema que se foca essencialmente num determinado assunto que vamos aprofundar e desenvolver, promovendo-o com artigos escritos, vídeos, páginas do Facebook e outras redes sociais, tudo focado neste assunto.

Um nicho para ganhar dinheiro pode ser muito abrangente, como por exemplo o nicho da saúde, mas ser demasiado grande para se conseguir focar corretamente e, portanto, o melhor é escolher um sub-nicho, como por exemplo o sub-nicho de emagrecimento.

Se fizer esta escolha todo o seu foco vai estar neste assunto – emagrecimento – e todo o conteúdo que produzir será focado para ajudar as pessoas que procuram perder peso, mas estão com dificuldade em o conseguir.

Como é logico é muito mais fácil para uma pessoa dedicar-se exclusivamente a um determinado assunto que tentar “picar” um pouco de tudo e não conseguir ser suficiente bom em nada.

Para conseguir converter os potenciais leitores em clientes, quer venda produtos próprios ou produtos de afiliado, você tem que apresentar conteúdo credível, que ganhe a confiança dos leitores para seguirem as suas recomendações.

Se nos focar-nos neste sub-nicho, podemos desenvolver um blog especificamente sobre este assunto, e utilizar diversas formas de criar trafego para ele, como explicamos neste artigo: Tudo que Precisa Saber para Ganhar Dinheiro como Afiliado.

Estando focado apenas num assunto pode criar artigos que explicam as diversas formas de obter resultados, o porque das pessoas não conseguirem atingir os seus objetivos e oferecer uma solução para essas pessoas, que pode ser um ebook de uma determinada dieta que seja efetiva, criado por si ou não, ou pode ser a recomendação de um suplemento que as possa ajudar. Tudo isto com qualidade e credibilidade.

Tudo sempre focado neste assunto, que é “como perder peso”. Se você focar toda a sua atenção, todo o seu esforço e trabalho apenas neste nicho de mercado, provavelmente vai conseguir criar conteúdo de qualidade que o colocam como um expert neste assunto, criando credibilidade nos seus leitores e com isso conseguir vender-lhe alguma coisa que esteja a promover.

Se dispersar o seu trabalho a abordar todos os temas que este grande nicho pode conter dificilmente você irá conseguir ser eficiente e credível em tudo o que faz (ou sequer ter tempo para o fazer) e acaba por não conseguir converter nenhuma venda porque os seus leitores serão demasiados abrangentes e provavelmente só procuram alguma informação.

Mas o mais importante nem é isto. Hoje em dia, se quer ganhar dinheiro com trafego gratuito você precisa aparecer nas primeiras páginas dos Google e é muito mais fácil conseguir isso quando nos focamos num nicho pequeno ou num sub-nicho, do que quando os nossos temas são demasiados abrangentes para que o Google nos dê alguma credibilidade em algum deles.

Qual o nicho que eu devo escolher para ganhar dinheiro mais rapidamente?

A seguir vamos lhe mostrar quais são os nichos mais rentáveis para ganhar dinheiro online, mas você não precisa de se focar nestes nichos, que são muito concorridos.

Pode optar por um nicho menos rentável, mas mais fácil, onde a pouca concorrência lhe possa proporcionar resultados mais rápidos no Google e melhores taxas de conversão. Tudo depende dos seus objetivos.

Todos os temas podem dar potenciais nichos de mercado onde possa ganhar dinheiro online, principalmente se você tem bons conhecimentos sobre esse tema. Basicamente existe dois tipos:

1) – Os nichos de mercado mais fracos e pouco concorridos, mas mais focados, onde se você possui bons conhecimentos nele depressa se consegue afirmar como um expert no assunto no Google, atingindo facilmente as primeiras páginas, e nas redes sociais.

Estes nichos têm poucos compradores, mas como também têm pouca concorrência são fáceis de vencer e conseguir vender mais rapidamente.

Dentro destes nichos estão vários dos sub-nichos dos passatempos, muito específicos, onde as pessoas querem aprender uma habilidade qualquer, mas encontram pouca informação que as possa ajudar. Aqui é fácil você conseguir vencer.

Por outro lado, estes nichos nunca vão dar rendimentos muito altos, do tipo que possa viver apenas com um. Mas, como são mais fáceis de criar e manter, você pode criar meia dúzia deles, que em conjunto já lhe podem dar o rendimento que procura.

2) – Os grandes nichos realmente rentáveis para ganhar dinheiro online, que têm milhares de pesquisas por dia e que têm uma gama de interessados muito alta. Estes nichos dão muito, muito dinheiro, mas também são altamente concorridos, não apenas por pessoas singulares, mas também por grandes empresas e grupos econômicos.

Vencer nestes grupos é muito difícil, porque a concorrência é muito elevada, mas não é impossível. Tudo o que tem que fazer é especificar-se numa pequena parcela desse mesmo nicho, num sub-nicho dessa categoria (como já dissemos mais acima), e dar o seu melhor para conseguir vencer no meio de toda a concorrência.

Não precisa ser o melhor de todos para ganhar muito dinheiro nestes nichos. Basta apenas ser suficiente bom para conseguir trafego gratuito do Google e credibilidade dos seus leitores e seguidores.

Como são nichos de elevado trafego basta uma pequena fatia desse mercado para conseguir ganhar bastante dinheiro. No entanto o esforço terá que ser maior e demorará mais tempo a obter resultados do que nos nichos mais fracos e pouco concorridos.

Continuar a leitura aqui: Quais são os nichos do mercado mais rentáveis para ganhar dinheiro?