A indústria automóvel encontra-se actualmente a atravessar uma autêntica revolução silenciosa, com a transição energética. Com a actual crise climática, é fundamental alterar a indústria e os combustíveis fósseis têm os dias contados. Os veículos eléctricos são uma realidade cada vez mais consolidada no nosso dia-a-dia, até porque a tecnologia tem permitido torna-los cada vez melhores e mais eficientes.

Carros Eléctricos
Carros Eléctricos

2022 é, por isso, um ano determinante no futuro automóvel. O mundo pode estar a mudar, mas isso não quer dizer que as principais marcas não estejam já a planear um passo à frente. Olhamos para o que aí vem e percebemos que os carros eléctricos estão cada vez mais presentes nas listas dos modelos mais aguardados, mas também os SUV continuam a ganhar popularidade junto do grande público.

Um óptimo sítio para encontrar todas as novidades do mundo automóvel é na revista Hot Rod Magazine, a mais importante da actualidade dentro deste tema, que pode subscrever e encontrar em revistas em inglês, juntamente com outros títulos.

No entanto, fomos fazer o trabalho de casa e, depois de analisar e comparar tudo o que vai chegar ao mercado no próximo ano, decidimos eleger aqueles que são os 5 carros eléctricos mais aguardados de 2022.

BMW i3
Já havíamos visto no mercado versões híbridas do popular BMW Serie 3, mas 2022 marca o ano do lançamento do primeiro modelo totalmente eléctrico. É um dos carros mais aguardados para este ano, tendo em conta a qualidade dos seus antecessores e, claro, os pergaminhos da marca alemã.

É esperado que este novo BMW i3 repita o motor iX3 eléctrico dos modelos anteriores, mas de forma mais eficiente e poderosa. Além disso, é esperado para 2023 o seu sucessor, o BMW i5, o que faz com que seja um ano determinante para a marca.

BMW i3
BMW i3

RENAULT 5
O Renault 5 é um dos grandes clássicos da marca francesa e faz parte do imaginário comum de todos nós. 2022 verá renascer o novo Renault 5, numa versão totalmente eléctrica. Servirá como sucessor do Renault Zoe e será a aposta da marca para o segmento urbano elétrico.

Além disso, há ainda uma versão desportiva Alpine, que chegará ao mercado logo de seguida. Se a sua concretização for tão boa quanto as expectativas, então teremos aqui um dos grandes automóveis do ano e, quem sabe, da década.

SMART EV SUV
Com o crescimento da popularidade dos SUV, a Smart entra também neste segmento com o lançamento do seu novo eléctrico, o EV SUV. No entanto, é bem possível que este veja a luz do dia apenas no início de 2023.

Seja como for, valerá certamente a pena a espera, tendo em conta o passado recente dos modelos da Smart. Além da eficiência do seu motor e da qualidade da construção, é grande a expectativa para ver o seu design, tendo em conta as apostas arriscadas da marca.

MERCEDES EQS
Os carros eléctricos de luxo são já uma realidade e, como tal, a Mercedes não poderia deixar de liderar este segmento de mercado. O seu novo EQS, que já foi apresentado nos salões automóveis, verá a luz do dia em 2022 e é uma versão luxuosas e espaçosa, topo de fama, da marca alemã para o sector dos carros eléctricos. Além disso, terá uma autonomia de 500 quilómetros que reforçará completamente a sua independência, tornando-se certamente num dos mais bem-sucedidos modelos eléctricos do mercado.

MERCEDES EQS
MERCEDES EQS

HYUNDAI IONIQ 5
O Hyundai Ioniq 5 é um compacto que mistura um design mais retro com um interior altamente futurista, acompanhado pela tecnologia topo de gama. É mais pequeno que outros carros do mesmo segmento, como o Tesla Model Y, mas tem um motor mais poderoso e uma bateria mais eficiente. Está a ser, por isso, um modelo aguardado com muita expectativa, se bem que a marca ainda não partilhou muitas informações sobre a sua performance.